quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Realidade Atemporal - O BBB e os Gálatas


Ao meditar em uma das porções das Escrituras Sagradas, pude observar que algo revelado há muito tempo é tão atual e presente, que parece ter sido escrito com base em alguma pesquisa sobre a realidade vivida nos dias de hoje, 1954 anos após a sua revelação.
            A epístola de Paulo aos convertidos gálatas é uma vindicação da sua autoridade como expositor do evangelho e condenação dos judaizantes por tratar-se de legalismo anticristão.
            Em Gálatas 5:19-21, Paulo fala-nos das obras da carne: imoralidade, impureza e indecência; idolatria e feitiçaria; inimizades, rivalidades e ciúmes; ira, abominação egoísta, discórdias, partidarismo e inveja; bebedeiras e orgias. Todos que praticam essas obras não herdarão o Reino dos Céus. As Sagradas Escrituras são atuais, reais, verdadeiras e dignas de toda aceitação.  
            Questionei-me: Paulo estava combatendo o BBP (Big Brother Primitivo)? Logicamente não! Mas surgiu mais um questionamento: Deus já havia falado com o apóstolo sobre o tal BBB (Big Brother Brasil)? Muito menos!
            Quando meditava, pude perceber que cada obra carnal descrita na passagem, sem exceções, está intimamente ligada ao reality show brasileiro. As obras praticadas ali dentro difamam moral, caráter e família. Vão além, pois o público também é induzido a praticar as mesmas obras. Tanto os participantes do programa quanto os telespectadores tornam-se cegos, alimentando assim a sua “carne”, que a todo momento luta contra o espírito(e o espírito contra a carne). “Eles se opõem um ao outro.” (Gl 5:17a).
            Quando nossa carne é mais alimentada que o nosso espírito, ficamos ainda mais distantes de Jesus, vulneráveis, como Adão e Eva (Gn 3). Então somos expulsos da presença do Deus Puro e Santo, por nossa desobediência e prática de tais obras.
            “Os que são de Cristo crucificaram a carne juntamente com suas paixões e desejos.” (Gl 5:24). Crucificando os desejos e as paixões carnais (Gl 5:19-21), poderemos sair da grande prisão e não haveremos de praticar tais obras. Assim alcançaremos os frutos do Espírito: amor, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, amabilidade e domínio próprio. “Contra essas coisas não existe lei.” (Gl 5:22-23).

Ricardo Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário